Menu
Listas Literárias

3 livros sobre o Movimento MeToo

livros sobre o Movimento MeToo
Pilha de livros sobre o Movimento MeToo

Você sabe o que é o Movimento MeToo? Então precisa conhecer esses 3 livros sobre o Movimento MeToo para entender como e porque esse movimento surgiu e tomou força global ajudando milhares de mulheres ao redor do mundo a denunciar os casos de assédio e agressão sexual, não só nos ambientes de trabalhos, mas também em muitas situações que vivenciam em suas vidas. A partir do encorajamento provocado pelo uso da #MeToo diversos casos foram denunciados, colocando dezenas depredadores sexuais atrás das grades.

Livros sobre o Movimento MeToo

O Movimento MeToo acabou sendo muito impulsionado pelo meio jornalístico através das reportagens denúncias que surgiram nos anos de 2017/2018. Essas reportagens se transformam em livros e com isso tivemos um panorama de como foi todo o processo de investigação jornalística para denunciar os diversos crimes de assédio sexual e assédio moral em ambientes de trabalho. Então conheçam 3 livros sobre o Movimento MeToo.

Ela disse (She said) – Jodi Kantor e Megan Twohey

Ela disse
Livro Ela Disse, escrito pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey, publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras com a tradução de Débora Landsberg, Denise Bottmann, Isa Mara Lando e Julia Romeu.

Ela disse foi o primeiro livro que li sobre a temática. Ele chegou por aqui através da parceria que o Prateleira de Cima tem com o Grupo Companhia das Letras. Eu logo me interessei pelo livro por conta da sinopse. As jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey irão contar nesse livro como foi os bastidores da reportagem para o New York Times que denunciou os crimes sexuais e morais cometidos pelo produtor hollywoodiano Harvey Weinstein.

Nessa reportagem elas irão contar como foi a pesquisa, as entrevistas, os contatos e os problemas com os contratos de confidencialidade que as vítimas assinaram para nunca mais falar ou denunciar o produtor. No livro elas iram contar também as investidas e a forma como o Weinstein tenta a todo custo (todo mesmo!) calar as jornalistas e desacreditá-las em relação a matéria. A reportagem foi ganhadora do Pulitzer, importante prêmio jornalístico americano.

Ela disse (She Said)
Autor: Jodi Kantor e Megan Twohey
Tradução: Débora Landsberg; Denise Rottmann; Isa Mara Lando; Julia Romeu
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 376 | ISBN: 9788535933048
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/3hnmebi

Operação Abafa (Catch and Kill) – Ronan Farrow

Operação Abafa
Livro Operação Abafa, escrito pelo jornalista Ronan Farrow e publicado no Brasil pela Editora Todavia com tradução de Ana Ban, Fernanda Abreu e Juliana Cunha.

O livro Operação Abafa, escrito pelo Ronan Farrow é bem similar a proposta do livro Ela disse. Ele também mostra os bastidores e todo o processo com as reportagens que o jornalista trabalhou para denunciar os . A reportagem irá denunciar um sistema de conspiração para abafar casos de abusos sexuais, proteger predadores, silenciar vítimas e jornalistas que tentam denunciar esses casos. A diferença é que o livro irá falar não só sobre o caso do Harvey Weinstein, mas também casos que envolvem outras pessoas influentes como celebridades, apresentadores, políticos e todo um grupo de predadores sexuais que cometiam crimes de assédio sexual e moral.

O livro vai mostrar como foi o processo de investigação e escrita das diversas reportagens que o jornalista escreveu para a The New Yorker, os contatos, entrevistas com as vítimas e toda a situação de intimidação que Farrow passou para defender seus ideais profissionais e os interesses das vítimas. O livro em algumas partes é um pouco pesado, pois você se dá conta que aquilo tudo que está sendo relatado é real e o quanto pessoas sofreram e continuam sofrendo com carreiras arruinadas por conta desses predadores.

Operação Abafa (Catch and Kill)
Autor: Ronan Farrow
Tradução: Ana Ban, Fernanda Abreu, Juliana Cunha
Editora: Todavia
Páginas: 376 | ISBN: 9786580309870
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/30G2VDg

Rede de Sussurros (Whisper Network) – Chandler Baker

Rede de Sussurros
Livro Rede de Sussurros, escrito por Chandler Baker e publicaod no Brasil pela Editora Intrínseca com a tradução de Marina Vargas.

O livro Rede de Sussurros é um pouco diferente dos 2 primeiros que apresentei acima. O livro é uma ficção baseada justamente no Movimento #MeToo e vai contar de forma ficcional como acontecem os assédios morais e sexuais em ambiente de trabalho. A trama se baseia na história de três colegas de trabalho: Sloane, Ardie e Gracie. Elas trabalham no departamento jurídico de uma grande empresa de produtos esportivos e são chefiadas por Ames, principal nome para substituir o presidente da empresa que faleceu de forma repentina.

Ames é o típico chefe assediador: trata as subordinadas de forma leviana fazendo pouco caso da capacidade profissional delas. Mas a possibilidade de ser presidente da empresa e ter sua conduta abafada para sempre, faz com que as três mulheres se juntem para que ele não consiga a posição, principalmente de saber que ele continuava tendo uma conduta inapropriada com uma nova funcionária. A confusão fica pior depois que uma lista anônima que mostrava diversos nomes de homens que possuem posições importantes em empresas de Dallas e os crimes sexuais e morais que eles cometiam nos seus respectivos ambientes de trabalho.

O que eu mais achei interessante é a maneira como a autora irá descrever as mulheres nesse livro. As lutas, obstáculos, humilhações, pensamentos, julgamentos, comportamentos e tantas outras características e atitudes que mulheres precisam se submeter para ter algum destaque e sucesso como profissional. No final tive a sensação que o livro retratava a união e amizade que mulheres possuem em prol de algo em comum.

Rede de Sussurros (Whisper Network)
Autor: Chandler Baker | Tradução: Marina Vargas
Editora: Intrínseca
Páginas: 384 | ISBN: 9788551005286
Skoob | Goodreads
Para lerhttps://amzn.to/2BjG5J0

Livros Movimento MeToo
Pilha de livros sobre o Movimento MeToo

Eu falei um pouco mais dos livros sobre o Movimento MeToo em vídeo lá no canal Prateleira de Cima. Comentei sobre minhas impressões da leitura e como foi toda a minha experiência lendo esses 3 livros.

Gostaram da lista literária? Se interessaram sobre alguns dos livros sobre o Movimento MeToo? Me contem nos comentários se conheciam algum dos livros ou do próprio movimento.


Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

1 comentário

    Deixe seu comentário

    Prateleira de Cima
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.