Menu
Resenhas

A menina que colecionava Borboletas, Bruna Vieira

A Menina que colecionava borboletas

A Menina que colecionava borboletas é o segundo livro de crônicas da Bruna Vieira, criadora do blog Depois dos Quinze.

Já havia lido o primeiro livro de crônicas (já tem resenha aqui!) e gostei muito de como Bruna Vieira é boa com as palavras. Seu texto é leve, direto e profundo. Ela sabe expressar as angústias da adolescência sem rodeios. É um livro escrito por uma jovem para jovens. E isso é o que o torna legal.

A Menina que colecionava borboletas

A Menina Que Colecionava Borboletas mostra uma Bruna mais madura, segura e reflexiva, mas sem perder o seu jeito de menina. É autobiográfico. Ela está mais sensível e acessível no seu texto. Em alguns momentos me senti com 16 anos novamente, jogada no sofá ou no chão do quarto, comendo brigadeiro e batendo papo com a Bruna como se ela fosse a minha melhor amiga.

IMG_0917

Ela consegue mostrar como é a vida para a nova geração de meninos e meninas. Os temas abordados são os mais variados. Ela fala sobre suas novas experiências, a vida de blogueira, morar sozinha, amizade, amor, padrões de beleza, viagens e tantos outros momentos que muitas meninas passam nessa fase. A solidão também um dos temas que senti muito presente em suas linhas, mostrando esse lado mais vulnerável. Mostrando que ela é simplesmente uma menina normal como qualquer outra.

O que gostei de A menina que colecionava Borboletas

Não foi difícil me identificar com as crônicas. Ela escreve sobre o amor, sobre a vida, sobre o mundo e sobre ficar adulto. Os textos que retratam a sua relação com a cidade de São Paulo e de estar morando sozinha são os que mais me identifiquei. Via em suas palavras todos os sentimentos que eu tenho pela terra da garoa. Tinha momentos que parecia o meu discurso sobre essa cidade.

IMG_0922
IMG_0924

Essa nova fase da Bruna em sua escrita pode ser notada na própria capa do livro. Particularmente, a capa não me agradou muito, mas conseguiu refletir a proposta do livro. A diagramação e as imagens estão em perfeita sintonia com o todo. O exemplar eu adquiri na Bienal do livro de São Paulo e foi uma sorte pois ela estava lá e pude autografar. Na verdade comprei A menina que colecionava borboletas para dar de presente para uma prima e o autógrafo saiu no nome dela.

IMG_0931

É o tipo de livro que gostaria de ter lido aos meus 16 anos. Sinto falta de não ter tido algo assim na época. O indico para todos os que gostam desse tipo de leitura e também para aqueles que estão nessa fase de descobrimento e confusão.

A Menina Que Colecionava Borboletas
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg
Páginas: 152 | ISBN: 9788582351222
Para ler: https://amzn.to/30963rj

Avaliação: 4 de 5.
IMG_0918

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

2 Comentários

  • Ana Júlia
    12 de fevereiro de 2015 at 15:44

    Oi, Karin! Primeiramente eu quero te parabenizar pelo site, que tá lindo! E também por você agora ter a Editora Novo Conceito como parceira, nada mal né? Queria te pedir uma ajudinha, e por mais que eu goste muito de falar e falar, vou resumir o sofriemento hahaha. Gostaria, se possível, e quando possível, que você fizesse um post falando sobre a graduação de biblioteconomia, agora que você está no último ano, acho que tens conhecimento suficiente para dizer o lado positivo/negativo, como é, o que estuda, enfim. Estou pensando seriamente em cursar biblioteconomia, e acho que finalmente, depois de anos, encontrei meu caminho. Obrigada!

    Responder
    • Karin de Oliveira
      13 de fevereiro de 2015 at 11:21

      Olá Ana Julia,
      Obrigada pela mensagem e pelo carinho. Estou super animada com a parceria, sabia?
      Já estava pensando no post sobre o curso de Biblioteconomia. Na verdade quero fazer uma série de post que falam sobre a Biblio e minhas impressões.
      Fique atenta.
      Mil beijos.

      Responder

Deixe seu comentário

Prateleira de Cima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.