Finalmente li o livro Contos Fluminenses, o primeiro livro de contos de Machado de Assis publicado em 1870. Essa leitura faz parte do Projeto Lendo Machado de Assis e quero compartilhar aqui como foi essa experiência.
Tirando o famoso conto A Missa do Galo, não me recordo de em nenhum momento ter lidos outros contos do autor. O que é algo complicado de se dizer já que Machado era um grande contista. Boa parte de seu talento como escritor está nos contos.
Mas vamos falar de Contos Fluminenses, que foi o primeiro livro do gênero publicado pelo autor.
Contos Fluminenses em 1870 e reune 7 contos que haviam sido previamente publicados em jornais e folhetins da época.
O que mais agrada em Machado de Assis é maneira como ele observa a alta sociedade carioca da época, mostrando todo os seus problemas, futilidades, aparências e acordos sociais.
Os contos de Contos Fluminenses
O livro foi composto por 7 contos publicados anteriormente em forma de folhetins. São elas:
- Miss Dollar
- Luís Soares
- A mulher de preto
- O segredo de Augusta
- Confissões de uma viúva moça
- Linha reta e linha curva
- Frei Simão
Os contos que mais gostei de ler foram Luís Soares, O segredo de Augusta e Frei Simão. Os outros contos tem diversas particularidades muito interessantes, mas acho que o tom jocoso dos 2 primeiros e a triste história de amor do último me chamaram mais atenção.
As histórias irão tratar de diversos assuntos como: ambição, casamento por interesse, jogo de conquistas, frivolidade, capricho, loucura, vaidade, hipocrisia, entre outros. Machado irá mostrar as relações conjugais sem amor, o casamento por interesse, a vaidade das posições de poder, o orgulho dos homens preocupados com farra e diversão e tantas outras características peculiares aos afortunados (ou não) da época.
Eu não vou entrar em explicações elaboradas sobre a escrita de Machado de Assis nesse livro. Primeiro porque não é esse o intuito desse blog muito menos desse post. Segundo, não sou nenhuma crítica literária, muito menos uma estudiosa de Machado de Assis. A ideia é trazer as minhas impressões de leitura e informação mais geral sobre a obra.
A edição lida de Contos Fluminenses
A edição que eu li Contos Fluminenses é a publicada pela Editora Martins Fontes. Essa edição é bem bacana pois conta com uma introdução (que eu recomendo apenas que leia após a leitura do livro) escrita pela Marta de Senna. A introdução é bem interessante e revela diversas peculiaridades sobre a obra e os contos aqui presentes. Ele amplia o entendimento do livro o que torna toda a experiência bem rica.
Vale lembrar que a obra do Machado de Assis está em domínio público e você pode ler a partir de qualquer edição publicada ou dos arquivos disponibilizados no Portal Machado de Assis.
O livro é uma ótima recomendação para quem quer conhecer os primeiros textos de contos de Machado de Assis e notar o amadurecimento do escritor de forma cronológica. Super indico para aqueles que querem ter os primeiros contatos com seus textos.
Contos Fluminenses
Autor: Machado de Assis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 344 | ISBN: 9788533623026
Skoob | Goodreads
Para ler: Amazon | Domínio Público
♥
Mil beijos e até mais.
Sem comentários