Menu
Resenhas

Eu te darei o sol, da Jandy Nelson

Eu te darei o sol

Eu te darei o Sol: o que falar desse livro com essa capa amarela, lindona! A primeira coisa foi a capa que me chamou a atenção. E que leitura gostosinha. Adorei

Eu te darei o Sol conta a história de dois irmãos, gêmeos bivitelinos e a relação fraterna que os ligam. Noah e Jude são como quase todos os irmãos gêmeos: unha e carne. Noah é sensível, gosta de pintar e sente atração por outros meninos, mas ainda está confuso nessa descoberta. Jude é mais espevitada e gosta de esculpir na areia da praia. A mãe dos gêmeos, crítica de arte,  sente que seus filhos possuem grandes chances de entrar para a escola de Artes e os apoia incentivando-os para que consigam entrar.

Tudo está caminhando bem até que Jude acha que sua mãe tem um apreço maior por seu irmão e começa uma guerra na relação mãe-filha. Noah não consegue notar toda essa disputa pois está conhecendo o novo vizinho que desperta sentimentos que até então ele desconhecia. Mas uma tragédia acaba distanciando mais ainda os irmãos e o clima de disputa se instaura na vida dos dois,  afastando-os.

IMG_2858

A narrativa de Eu te darei o sol

O livro é contado de forma bem interessante. Há duas vozes na narração e se passam em dois momentos distintos. O primeiro é quando os irmãos estão com 13 anos de idade, descobrindo sua vocação, as relações sociais, a sexualidade e o amor. Nesse momento é o Noah que está descrevendo os fatos.

A segunda voz é a da Jude e ela narra os acontecimentos quando estão com mais ou menos 16 anos de idade. A escrita dessa forma deu uma sensação diferente na leitura. Dá para ter a visão dos dois personagens principais sobre a mesma situação, sem precisar ver duas vezes a mesma coisa. Conseguiram entender?!

Nelson teve a intenção de mostrar como a vida pode ser confusa às vezes quando não somos verdadeiros com nós mesmos e com nossos sentimentos. Com uma temática sobre amor, descobrimento, companheirismo entre e relações familiares, o livro é envolvente com seu leve mistério que prende o leitor de forma que ele não abandone a história e fique curioso com o desfecho da trama. Uma das coisas que aprecio nas histórias é o tempo da narrativa. E Eu te darei o sol não é devagar para te deixar cansado de ler e nem corrido dando a impressão de que as coisas estão acontecendo muito rápido. O tempo é na medida.

IMG_2870

O livro tem essa capa fofinha, super amarela que eu gostei bastante. É tão vivo esse amarelo que não tem como não notá-lo na estante. As folhas são amareladas e tem um boa diagramação o que torna a leitura bem prazerosa. Recomendo o livro e estou com muita vontade de ler um outro livro da autora, O céu está em todo lugar.

Eu te darei o sol
Autor
: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384 | ISBN: 9788581636467
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/34v2UDN

Avaliação: 4 de 5.


Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

2 Comentários

  • Ulalah Mundo
    10 de fevereiro de 2016 at 00:54

    O livro parece ser ótimo. E a capa é linda. Quando encontrar por aqui vou garantir meu exemplar para apreciar a leitura 😀

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    http://www.ulalahmundo.com

    Responder
    • Karin Paredes
      11 de março de 2016 at 18:58

      Jay, obrigada pela visita!
      Pode ler que você vai gostar. Super indico!
      Mil beijos!

      Responder

Deixe seu comentário

Prateleira de Cima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.