Finalmente vou apresentar o meu ex-libris! Sim, agora tenho um para chamar de meu! Depois de anos querendo, desejando e idealizando o meu tão sonhado ex-libris, ele finalmente está aqui em casa deixando a minha marca em todos os livros que tenho. Eu adoro esses itens literários e acho que dão personalidade ao meus livros e leituras.
Mas aí você está pensando: O que é um ex libris?
O que é um ex libris?
(Do Latim) significa ‘dos livros de’. Marca ou etiqueta, gravada ou impressa, colocada em livros para identificar a quem pertencem. O ex-libris surgiram na Alemanha na segunda metade do século XV; selo de propriedade.
Ou seja, é um carimbo, uma marca ou assinatura que você pode fazer nos seus livros para identificá-los como seu. Há muitos anos atrás, eu marcava meus livrinhos com o meu nome e a data que ele chegou. Eu ainda tenho vários com essa assinatura, mas depois eu parei por algum motivo que não lembro.
O uso do ex libris foi bem popular há muito tempo atrás. Grandes bibliófilos e donos de grandes acervos bibliográficos faziam uso dessa prática de marcar seus livros com alguma coisa que os identificassem como donos daquelas obras. Muitas personalidades faziam uso para marcar seus livros. Alguns até ficaram bem famosos e raros, e se tornaram itens de colecionadores. Mas acho que timidamente essa prática tem retornado, principalmente para que é fã de livros como eu.
Sempre achei o maior barato ter esse tipo de coisa nos livros. Até cheguei a encontrar alguns por aí nos livros velhinhos que esbarrei em sebos. É bem legal sabe, parece que o livro ganha personalidade, ele tem uma história, um dono. A gente começa a imaginar tudo que aquele livro viveu, quem o leu e etc.
Os tipos de ex libris
Existem diferentes maneiras de identificar o seu livro. As mais famosas são:
- Carimbo: o mais famoso, que pode conter uma imagem personalizada ou qualquer outro tipo de figura.
- Etiqueta: ou um adesivo com uma imagem que identifique o livro de alguém e que possa ser colado.
- Assinatura: assinar o nome ou qualquer outra mensagem também pode ser considerado um ex libris. Ali você está informando a quem pertence aquele livro. Igual como eu fazia quando era mais nova.
As ilustrações são algo muito forte na confecção de ex-libris. Geralmente as pessoas mandavam para algum artista confeccionar uma imagem exclusiva. Os desenhos possuíam algum significado ou havia uma frase amaldiçoadora caso o livro emprestado não fosse devolvido. Algumas pessoas marcavam seus livros com brasões de família e ainda tem ex-libris que são as impressões em relevo no próprio papel, tipo um timbre. Esse eu acho bem chique, gente! Se você fizer uma pesquisa rápida no Google vai encontrar diferentes tipos e com as mais diversas gravuras e ilustrações.
O design do meu ex libris
Eu fiquei com muita dúvida no que escolher para a minha ilustração. Queria algo personalizado e que refletisse a minha personalidade. Mas aí eu me deparei com uma questão: aqui em casa há livros tantos meus quantos do Eduardo. Então tinha que ser um livro que refletisse a gente. Foi aí que tivemos a ideia de usar o cubo mágico Rubik e o livro. O cubo mágico tem uma história para gente e queríamos muito ele na composição desse carimbo, juntamente com nossos sobrenomes. O resultado é esse aí que vocês estão vendo nas imagens. A única coisa que me incomodou um pouco nesse ex-libris é que ele é grande. Acho que se tivesse ficado um pouco menor ficaria perfeito.
Quando ele chegou aqui em casa e vi o design pronto na minha mão, percebi que eu não poderia ter escolhido desenho mais perfeito para identificar os meus livros. Fiquei apaixonada com o carimbo e acho que não poderia ter escolhido algo melhor para nos representar nos livros.
Onde comprei meu ex libris?
Quando eu tive a ideia de ter um carimbo para identificar os meus livros, queria que fosse algo exclusivo e, ao mesmo tempo, personalizado; que ele tivesse a minha cara.
Há muito tempo atrás, não sei bem por qual motivo, acabei me deparando com o site de um rapaz que fazia carimbos artesanalmente. Guardei o site e o nome para quando eu realmente pudesse ter o meu. Os anos se passaram e finalmente juntei $$$ para adquirir um.
O site é o Ex libris Paulo Pedott. Ele confecciona e vende carimbos para o Brasil todo. Você pode personalizar um ou adquirir a partir dos desenhos já prontos. Não é um item barato, é quase um investimento. Mas vai ser um objeto que irá acompanhar a sua vida toda e talvez possa passar até para os descendentes (que é o que eu pretendo).
Eu adoro esses objetos literários, gente! Gostaram de conhecer um pouco mais sobre ex libris? Vocês também gostam de identificar seus livros ou preferem deixar sem marcas? Se tiverem alguma dúvida, me chamem nos comentários. Terei o maior prazer em responder.
Mil beijos e até mais!
♥
4 Comentários
Andréia Luiza Andreolli
29 de janeiro de 2020 at 15:00Que interessante! Lembro de ver muito esses carimbos na biblioteca do colégio onde estudava. Sempre escrevo meu nome e data nos livros, mas sinceramente, também quero fazer o meu ex libris agora!
Hevellyn
20 de julho de 2020 at 19:52Demais a sua escolha, eu esse ano também adquiri um pra mim, e mais pra frente irei adquirir outro, escolhi uma libélula e o meu nome, só que como o meu nome e sobrenomes são grandes, então, não dava pra colocar tudo como queria, aí coloquei só o meu o nome mesmo e abreviei os 2 sobrenomes. Até que ficou charmoso. rs
4 tipos de Ex libris para você conhecer - Prateleira de Cima
27 de abril de 2023 at 18:05[…] tempo atrás falei sobre o que é Ex Libris e apresentei o carimbo que uso nos meus livros para marcar a propriedade deles. Muita gente não […]
Sadheja Cezarotto
21 de novembro de 2023 at 14:57Que incrível sua página Karin, estou amando.
Sou estudante de biblioteconomia e apaixonada por livros também.
Uma pergunta: o ex libris necessita de algum tipo de registro?