Hoje, dia 08/10, é celebrado o Dia do Nordestino. E para comemorar a data preparei uma lista com 15 livros que falam sobre o Nordeste e toda a maravilhosidade da melhor região do Brasil.
São histórias que retratam a cultura e o povo nordestino mostrando suas características e personalidade, falando das belezas naturais da região contadas por autores nordestinos que consolidaram o seu nome na literatura brasileira.
Vamos ao livros:
15 livros que falam sobre o nordeste
A lista que eu preparei tem um pouco de cada coisa: tem romance, tem biografia, poesia, tem livro clássico, autor contemporâneo, livro de contos e graphic novel. É uma lista bem diversa, mas que eu quero aumentar e torná-la mais diversa ainda.
- Os Sertões – Euclides da Cunha
- Menino do Engenho – José Lins do Rego
- Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
- Vidas Secas – Graciliano Ramos
- A cabeça do Santo – Socorro Acioli
- Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço – Adriana Negreiros
- Capitães da Areia – Jorge Amado
- Canto lá que eu canto cá – Patativa do Assaré
- O quinze – Rachel de Queiróz
- A bagaceira – José Américo de Almeida
- Os desvalidos – Francisco J. C. Dantas
- Redemoinho em dia quente – Jarid Arraes (resenha aqui)
- Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
- Grande Sertão: Veredas – João Guimarães Rosa
- Roseira, Medalha, Engenho e outros contos – Jefferson Costa
Eu preparei também um vídeo lá no canal falando um pouco mais sobre esses livros que falam sobre o nordeste brasileiro com mais detalhes.
Essa é uma lista prévia, inicial. A intenção é aumentar ainda mais ela com novas recomendações literárias que eu for encontrando e lendo, principalmente de autores novos e pouco conhecidos. Tem alguma dica de livro para recomendar? Deixa aí nos comentários.
FELIZ DIA DO NORDESTINO!
♥
Mil beijos e até mais
2 Comentários
Juliana Castro
15 de outubro de 2020 at 16:40Oiê, acredito e gosto do seu trabalho, sei o tempo que gasta pra estudar e trazer seus conhecimentos, isso é lindo, sou nordestina, adoro minha cidade, sou de Fortaleza, fiz um blog recentemente, sei que no meio de muitos o meu é mais um, mas não desânimo, gosto da ideia e agora vou prosseguir, seu blog está nas indicações do meu, será que poderia me dar uma forcinha? Tenho o sonho de escrever um livro um dia, um beijo grande. Ah, se chama Labelledejuli. ♥️
Marcos Maia
28 de maio de 2024 at 04:11Gostei muito da lista. Ainda não li todos este livros. Mas, entre eles, o que mais me emocionou foi Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Considero um manifesto sobre o sertão e o sertanejo, com uma característica excepcional que é a capacidade descritiva do ambiente, dos personagens, dos fatos ocorridos entre eles.