Já estava planejando esse post alguns dias, mas calhou dele ser publicado justamente no meu primeiro Dia do Bibliotecário, oficialmente como bibliotecária.
Parabéns para mim! Uhuu!!!
Muita gente aparece aqui no blog querendo mais informações sobre a Biblioteconomia, a graduação, sobre o que se estuda, onde o profissional atua e muito mais.
Para isso decidi indicar 3 livros sobre biblioteconomia e bibliotecas que falam de forma bem introdutória sobre a area e o campo de atuação. Essas indicações irão ajudar a tirar as dúvidas daqueles que querem conhecer a área.
Confiram o vídeo:
3 livros sobre biblioteconomia e bibliotecas
Biblioteca – Luís Milanesi
Uma nova proposta para a biblioteconomia: é o que Luís Milanesi, professor da Universidade de São Paulo, trouxe com esta obra. Publicadas inicialmente em 1983 com o título O Que É Biblioteca, essas reflexões causaram a polêmica sobre o destino das bibliotecas no século xxi. As diretrizes apontadas na primeira edição foram já superadas. No entanto, as discussões que este livro suscita continuam indispensáveis para os estudantes e os profissionais da área.
Sinopse de Biblioteca, de Luís Milanesi
Biblioteca – Lizandra Estabel e Eliane Moro
Oferecendo recursos para a formação adequada na área de Biblioteconomia, Biblioteca auxilia o leitor a adquirir a capacitação profissional necessária para que possa atuar como assistente em bibliotecas, centros e/ou serviços de informação e documentação, tanto no âmbito privado quanto no público.
Respaldado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), este livro torna-se um instrumento indispensável para alunos e professores dos cursos do eixo de Apoio Educacional.
Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia – Ronaldo Vieira
O conteúdo deste livro contempla não apenas os temas de caráter técnico, mas também aqueles que tratam de questões humanísticas da profissão, como competências profissionais exigidas no exercício da profissão.
A apresentação dos assuntos de forma simples, organizada e abrangente certamente atenderá às necessidades informacionais de consulta rápida, como uma “obra de referência”, para os futuros e novos profissionais da informação, tendo por base uma vasta e respeitada bibliografia.
Esta obra de Ronaldo Vieira é o que podemos classificar como um agradável e competente voo panorâmico sobre a biblioteconomia.
Espero que tenham gostado das indicações e se tiverem alguma sugestão de leitura pode deixar aí nos comentários.
♥
Mil beijos e até mais!
♥
3 Comentários
DEBORAH
12 de março de 2016 at 20:06ok que bibliotecária “pode” trabalhar num centro de documentação, mas a Arquivologia é a especialização para trabalhar em arquivos, mesmo que digam que bibliotecário “pode” trabalhar num arquivo. Parabéns pelo seu dia.
Karin Paredes
12 de março de 2016 at 20:21Olá Deborah, obrigada pela visita!
Sim, você está certissima!!!
Mas aqui em SP pela falta de instituições de ensino que ofereçam a formação em Arquivologia, não há número suficiente de arquivistas para atender a demanada do estado. Por essa razão o profissional mais qualificado (mesmo não tendo a especialização específica) acaba sendo o bibliotecário.
Essa situação é bem diferente por exemplo no Rio de Janeiro, já que temos muitas universidades que oferecem o curso de Arquivologia. Lá há muitos arquivistas ocupando bem os seus postos de trabalho.
Obrigada pelo comentário.
Mil beijos!
Alessandro Marcondes Albuquerque
21 de julho de 2020 at 12:33Olá Karin Paredes, me tire uma dúvida por favor: Assistente de Biblioteca e Auxiliar de Biblioteca são a mesma coisa ou tem níveis escolares diferentes? Obrigado.