Bruna Vieira ficou conhecida no mundo da internet ao criar o blog Depois dos Quinze. Ela sempre gostou de escrever e já tem mais de 4 livros publicados. Mas hoje vou conversar com vocês sobre o seu primeiro livro de poemas: Meu corpo virou poesia.
Em 2017, Bruna Vieira fez as malas, deixou a vida no Brasil de lado e foi escrever uma nova história em outro país, vestida de coragem e guiada por um sentimento que sempre foi sua maior prioridade: o amor.
Com o tempo, porém, os dias foram ficando cada vez mais longos e solitários. Era como se naquele lugar o amor tivesse perdido o equilíbrio e se tornado uma obrigação. Foi bem perto do fim e de jeito mais frio que ela finalmente se deu conta: é impossível ser “nós” sozinha.
Formado por quatro partes – cabeça, garganta, pulmão e ventre –, este livro é um mapa. Um mapa que leva Bruna de volta à escrita e a si mesma. São relatos reais, repletos de lembranças, aprendizados e cicatrizes, que agora deixam o corpo da autora para encontrar o seu, em forma de poesia.
Ao tocar em temas como autoestima, amizade feminina e relacionamentos (com o outro e sobretudo consigo mesma), Bruna olha para dentro e nos convida a percorrer nestes versos nossa própria viagem de autodescoberta.
Adquiri o exemplar em ebook disponibilizado pela Companhia das Letras através da plataforma NetGalley. Fiz a leitura todos os dias junto com o meu café da manhã. Era bom começar o dia com a companhia das palavras da Bruna Vieira.
O que eu achei de Meu corpo virou poesia
Eu não sei nem o que falar sobre esse livro. É um livro que desperta os mais diversos sentimentos na gente.
Quem nunca teve o coração dilacerado por um amor que atire a primeira pedra. Impossível não se conectar com um ou outro poema (ou com todos, talvez). Bruna se desnudou de todas as maneiras ao escrever esses versos. Mostrou o quanto sofreu e se apagou só pelo fato de amar alguém. Conseguiu colocar em linhas o quanto se sentia só e iludida. O quanto se dedicou e não viu retorno.
Mas também mostrou que podemos ser resilientes, que podemos aprender na dor, que podemos (e devemos) nos reconectar com aquilo que nos importa e deixar no passado tudo que aquilo que nos causo dor, seja por causa do amor ou de qualquer outro motivo.
Conforme eu ia lindo o livro fiquei impressionada pelo tanto que ela se mostrou vulnerável ao falar abertamente sobre o que ela passou, sobre seus medos, sonhos e esperanças. Não é difícil a gente não se identificar com um outro poema ou talvez com o livro inteiro. As palavras são simples, profundas e tão carregadas de todos os sentimentos possíveis.
Os temas abordados são os mais: solidão, decepção, morar fora do país, relacionamento abusivo, autoconhecimento, perdão e redescobrimento. No final, o que vemos é um retorno a si mesma depois de tanto tempo se deixando de lado para satisfazer vontades do outro. É um florescer após um rigoroso inverno. O livro conta também com ilustrações da talentosíssima Brunna Mancuso que traz a imagem para acompanhar os versos
Meu corpo virou poesia um livro de poesias muito sensível e real e que eu realmente recomendo a leitura para todos que curtem o gênero poesia com essa pegada mais atual. Impossível não gostar mais ainda da escrita da Bruna Vieira após essa leitura.
Meu corpo virou poesia
Autora: Bruna Vieira
Editora: Seguinte
Páginas: 184 | ISBN: 9788555341434
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/3otfyh6
Mil beijos e até mais
♥
Sem comentários