O Circo Mecânico Tresaulti é o primeiro livro que li da parceria com a Darkside Books. E vou falar que já me impressionei.
Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.
O Circo Mecânico Tresaulti conta a história do Circo da Boss, contralto em tempos passados, que tem o dom de consertar corpos e reconstruí-los com partes mecânicas, engrenagens e cobre. As pessoas geralmente procuram o circo atrás de teto e comida e acabam ficando muito mais tempo do que podem imaginar. Porém essa sensação de núcleo, de família começa a ser quebrada por conta das asas que Boss criou para um integrante e que já não está mais com a trupe.
No início foi complicado seguir a narrativa. A autora tem um modo peculiar e não linear de contar a história. Ela mistura presente e passado, contando os fatos e apresentando a história dos personagens e como eles chegaram ao circo. A voz da narrativa é difícil de acompanhar: tem momentos que parecem um dos personagens contando, em outros para ser um narrador em 3ª pessoa. Essa confusão atrapalha um pouco o entendimento do que está sendo contado e quem está contando. Mas logo depois você vai se acostumando.
Outro detalhe bem bacana é o tamanho dos capítulos. Eles são curtos e o maior acho que tinha no máximo umas 6 páginas. Isso ajuda muito no processo de leitura. Não o torna cansativo e a você consegue dar pequenas pausas para descansar e refletir sobre o que acabou de ler.
A história é instigante. Conforme vamos lendo, queremos saber mais detalhes e muitos porquês aparecem na sua mente. Você não quer parar de ler. Você quer que essas dúvidas sejam resolvidas. Os personagens são descritos da forma mais clara e objetiva possível mostrando suas personalidades de forma nua e crua. A gente se envolve e torce e tenta entender os sofrimentos e aflições que eles estão sentindo.
Projeto editorial de O Circo Mecanico Tresaulti
Uma coisa que não preciso mencionar é o projeto editorial desse livro. A encadernação, além de ser capa dura, é um primor nos detalhes da imagem. Achei linda essa cor e o trabalho feito na imagem com essas asas e as engrenagens. Com ilustrações que captam a essência do livro feitas pelo ilustrador brasileiro Wesley Rodrigues. As páginas são amarelas o que deixa a leitura super confortável. O livro possui um acabamento que destaca os detalhes e o torna um presente para quem o lê.
Curti muito o livro, apesar de algumas das minhas perguntas não terem sido respondidas. Indico para todos aqueles que gostam da temática circense e também de boas histórias.
O Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine | Tradutor: Dalton Caldas
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320 | ISBN: 9788566636802
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/2X4mO64
♥
Mil beijos e até mais!
♥
3 Comentários
Anne
4 de julho de 2016 at 15:38Não conhecia, mas achei a capa super intrigante!
Acho bem interessantes esses livros que tem todo um estilo próprio na narrativa.
Fiquei interessada!
Beijo
Ana Júlia Oliveira de Souza
20 de julho de 2016 at 10:42Comprei o meu hoje! Estou super ansiosa para ler! A história, já ouvi muito a respeito, e sobre a Darkside muito se fala sobre o seu capricho! rsrs
Karin Paredes
25 de julho de 2016 at 09:24Olá Julia
A Darkside Books capricha mesmo nos livros né???
Espero que curta a leitura!
Mil beijos!!!