Menu
Resenhas

O vitral encantado, Diana Wynne Jones

O vitral encantado

Sabe quando você começa a ler um livro despretensiosamente, sem uma razão, simplesmente porque gostou do título? Foi assim que escolhi O vitral encantado, de Diana Wynne Jones.

O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico.

Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava.

Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia.

Comecei a ler o livro no Kindle e por isso não sabia o número de páginas que ele possuía. E me surpreendi quando descobri que o livro tinha um pouco mais de 300 páginas. A ideia era pegar uma obra com menos páginas (tipo umas 150), para que a leitura fosse rápida e leve. O que não ocorreu, já que demorei meses para terminá-lo (dei várias pausas).

O vitral encantado foi um dos últimos livros escritos pela autora, que morreu no ano seguinte da publicação. É um livro de fantasia com muita magia e voltado para o público infanto-juvenil. Tem uma boa linguagem e o texto é de fácil compreensão. O livro começa meio estranho, sombrio, com muito mistério na história, mas depois que ele se desenvolve fica mais fácil a compreensão.

O que achei de O Vitral Encantado

Tive dificuldades no início para entender quem eram os personagens. Principalmente porque os dois protagonistas tem nomes parecidos (Andrew e Aidan). Me deixou um pouco confusa esse fato para saber de quem o texto falava. Contanto, depois da metade da história consegui situar os personagens direitinho.

No final da narrativa tive a sensação de que havia mais história para ser contada, senti que algumas perguntas sem respostas ainda pipocavam na minha mente. Só depois entendi que talvez a intenção da autora era escrever uma continuação, mas como esse desejo foi interrompido pela vida, O vitral encantado acabou sendo um livro único. Pena para nós, leitores.

Recomendo o livro e acho uma boa dica para quem está começando no mundo da leitura e do gênero da fantasia. É encantador e prende a atenção.

O vitral encantado
Autor: Diana Wynne Jones | Editora: Galera Record
Páginas: 304 | ISBN: 9788501092076
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/2VhxrAF

Avaliação: 3.5 de 5.


Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    Prateleira de Cima
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.