É claro que quando soube que um novo livro da Socorro Acioly, Oração para desaparecer, eu logo fiquei na expectativa para esse lançamento. Sou muito fã do trabalho da autora e estava ansiosa por mais livros escritos por ela. Então vamos conversar um pouco sobre a minha experiência de leitura.
Cida, uma mulher sem identidade nem memória, reconstrói pouco a pouco uma nova vida em um lugar completamente desconhecido. Jorge encontra nessa misteriosa estrangeira uma paixão inesperada, que recria o que não parece provável. Do outro lado do Atlântico, Joana é o fantasma de um amor há muitos anos perdido por Miguel.
Fonte da Sinopse: Companhia das letras
Quando os quatro personagens se entrecruzam no tempo em busca de respostas para as próprias angústias, se deparam também com uma trama fantástica sobre magia, ancestralidade e pertencimento. Oração para Desaparecer é uma das histórias possíveis sobre o amor e seu poder de dissolver as barreiras do imponderável
Eu acho que criei uma expectativa muito grande em relação a Oração para desaparecer. A cabeça do santo para mim é um livro genial, com uma história que cativa o leitor de uma maneira incrível. É um livro sensacional e já perdi o número de vezes que indiquei para as pessoas e o número de cópias que comprei. Sério, toda hora empresto para alguém e o livro se perde… menos mal. Sei que mais gente está lendo.
Mas Oração para desaparecer não fica muito atrás no que podemos falar de história envolvente. No livro iremos acompanhar a história de Cida, que acorda enterrada em uma cidade de Portugal, completamente sem memória e querendo entender porque estava ali e porque esse fato aconteceu com ela. O fato de não se lembrar como apareceu ali a atordoa e anos se passam desde esse fato. Então em sua tentativa de prosseguir a vida e viver seu futuro, ela vai em busca do seu passado. No Brasil.
O que achei de Oração para desaparecer
Como falei, criei uma grande expectativa para a leitura desse livro. Com uma sinopse um tanto quanto misteriosa sobre o que o livro iria tratar e como iria tratar, não sabia bem o que iria encontrar. Tinha noção que leria algo característico da Socorro: um livro que irá mesclar elementos culturais com um pouco da crença imaginária do povo brasileiro, sem esquecer da escrita envolvente da autora. Realmente isso estava presente na narrativa e na construção da história, porém senti dificuldade em me envolver com os personagens a princípio.
Acho que talvez isso se deu pela forma como a história estava sendo narrada. Eu só me senti envolvida pela trama quando já passava de 65% do livro lido, quando conhecemos de fato a verdadeira história da Cida e as razões do seu desaparecimento e da sua falta de memória. Eu demorei bastante para chegar a onde de fato me senti querendo saber o que iria acontecer com a história e o caminho que ele estava tomando.
Só com o desenrolar do mistério e da trama do livro é que comecei a me envolver com a história e a potência de Cida. Há toda uma poética atrás da narrativa que o leitor só se dá conta no fim e acredito que eu teria me envolvido mais com a leitura se eu tivesse me conectado mais cedo na história.
Apesar dessa dificuldade na leitura, ainda assim é um livro que eu recomendaria muito pois é uma história muito interessante que traz elementos bem brasileiros e trata de temas como identidade, pertencimento, memória e também a luta para defender suas crenças e naquilo que acha certo, mesmo que isso possa gerar grandes consequências para si. É também um livro escrito pela Socorro Acioli que, convenhamos, já traz a assinatura de boas histórias.
Para aqueles que buscam livros que combinam mistério, literatura brasileira contemporânea e boa escrita, “Oração para Desaparecer” é a escolha perfeita. Socorro Acioli é uma grande escritora que consegue contar histórias muito ricas de nossa cultura brasileira e se consolida cada vez mais como uma talentosa escritora no cenário da literatura contemporânea.
Oração para desaparecer
Autor: Socorro Acioli
Editora: Companhia das Letras | Páginas: 208
ISBN: 9786559215706
Para ler:
Mil beijos e até mais!
♥
Sem comentários