Escrito por Eleanor H. Porter, Poliana é o mais famoso livro dessa escritora do início do século XX. É um clássico da literatura infanto-juvenil que teve no seu primeiro ano de publicação mais de um milhão de cópias na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o livro foi publicado em 1934 com tradução do Monteiro Lobato.
O livro conta a história de uma menina de 10 anos, filha de um missionário pobre. Depois de ficar órfã, a menina vai morar com sua tia Paulina, uma mulher solteirona, rica e muito severa. A criança chega a casa trazendo uma alegria e um contentamento sem fim. Ela vive seus dias de forma otimista ensinando o “Jogo do Contente” para os integrantes da propriedade Harrington e mudando com a atmosfera (para melhor!) da pequena Beldingsville, mostrando para seus habitantes as vantagens e maravilhas desse jogo.
A vida de Poliana e de todos os outros personagens envolvidos com a menina muda depois que um incidente ocorre, colocando em xeque todo o otimismo que Poliana espalha.
O que achei de Poliana
Podemos classificar o livro em em livro infanto-juvenil de leitura simples e rápida. No início, eu achei um saco toda a história do “Jogo do Contente” e o lado bom de tudo. Achava Poliana muito chatinha, uma menina um pouco enjoadinha. Mas com o desenrolar do enredo, acabei me simpatizando com a ela e sua alegria de viver. A história é leve e agradável, e acaba se encantando com seus feitos por toda a pequena cidade. A narrativa fica ainda mais interessante depois que um incidente acontece e muda toda a trajetória das vidas dos personagens.
O livro tem agradado gerações e continua sendo uma boa escolha de leitura para jovens de qualquer idade. A história tem uma mensagem tão forte que já foi utilizado em pesquisas e gerou nome para uma síndrome: Síndrome de Poliana.
Depois de conhecer essa história fiquei muito interessada em ler a sequência: Poliana Moça. Esse assunto é para o futuro quando eu tiver lido a obra. Espero não demorar muito.
Escolhi o livro para o Desafio de Fevereiro – Nome próprio do Desafio Literário 2012
Poliana
Autora: Eleanor H. Porter | Tradução: Paulo Silveira
Editora: Saraiva de bolso
Páginas: 160 | ISBN:9788520925218
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/3bcePIQ
♥
Mil beijos e até mais!
12 Comentários
Júlia Delphino
19 de fevereiro de 2012 at 11:07Já li esse livro e adorei… Sou louca pela continuação, mas não acho em nenhuma livraria ou sebo por aqui :S
Eu também não gostava da ‘Doce Poliana’, mas me emocionei tanto com o incidente e com toda a história que acabei emprestando o livro para vários amigos meus.
A resenha está ótima mesmo, foi super sincera mostrando o seu ponto de vista e além do mais, falou quase tudo do livro e ainda deixou aquela pontinha de mistério. O que é muito bom (:
Parabéns!
Karin
20 de fevereiro de 2012 at 08:47Obrigada Julia
Toda vez que resenho livros fico com medo de ter estragado a história para alguém que não leu.
Sara Vieira
19 de fevereiro de 2012 at 15:55Ah, que lindo ver você falando de Poliana, é um dos meus livros preferidos <3
Eu tenho ele e o Poliana Moça, sou completamente encantada com a história :3
Beijos!
Joice Larissa
19 de fevereiro de 2012 at 21:28Oi, Karin!
Esse foi meu primeiro livro sem imagens na minha infância!! Eu amava, tanto que li a continuação, mas a continuação eu não lembro muito bem…
virginia
20 de fevereiro de 2012 at 13:05Li este livro aos 6 anos e é com certeza um dos meus livros favoritos, pena que nunca consegui fazer o jogo do contente, isso é para pessoas fortes….
O poliana moça também é bom….
Bruna
21 de fevereiro de 2012 at 01:27Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo lê, mas nem todo mundo tem coragem de admitir! uaehuaehuae nunca li, mas também nunca animei pra ler :~
beijos! 🙂
Karin
21 de fevereiro de 2012 at 08:33Você sabia que até pouco tempo atrás eu nem conhecia??? Foi uma boa leitura.
Luana Pagung
21 de fevereiro de 2012 at 16:39Adoro este livro, fez parte da minha infância, e depois, parte da adolescência também, quando retomei os pensamentos aprendidos nele. Tenho procurado por uma edição em especial dele para reler. É mesmo um livro encantador.
Juliana Xavier
25 de fevereiro de 2012 at 19:01Eu só li o Poliana Moça e adorei! Poliana deve ser lindo também! Queria ter lido pro desafio, mas estou tão sem tempo com uma monografia me assombrando! rs…
Em julho ele entra na fila! 🙂
Beijo
Ju
entrepalcoselivros.blogspot.com
Marlene Bernardo
29 de abril de 2012 at 22:45Olá,
Primeiro quero parabenizá-la pelo blog!
Descobri-o por acaso, mas pretendo passar sempre por aqui. Amo ler, pena que no momento não tenho muita disponibilidade de tempo.
Com relação ao livro Poliana, eu li e o amei. Realmente no inicio tive a mesma impressão sua, mas depois acabei me apaixonando por toda narrativa e principalmente pela personagem principal.
Também li a continuação e gostei muito.
Sobre a solicitação da Julia Ribeiro que não consegue achar a “continuação” em nenhum Sebo, gostaria de indicar um site que reune todos os sebos, chama-se estante virtual.
Tomei a liberdade de fazer uma pesquisa e percebi que eles tem o livro para vender, assim repasso o link para quem mais tiver interesse, se você me permitir é claro: https://www.estantevirtual.com.br/qtit/poliana-moca
Abs. e bom feriado a todos!
Marlene Bernardo
Karin
30 de abril de 2012 at 09:03Olá Marlene, obrigada pela dica. Eu já conheço o site e sempre faço uso dele.
A Editora Saraiva lançou uma coleção chamada Saraiva de Bolso com vários títulos de grande sucesso. Faz parte desta coleção o livro Poliana (a edição que li) e há pouco tempo lançou a continuação Poliana Moça. Você pode conferir nesse link (Coleção Saraiva de Bolso)
Adorei a visita, viu?
Beijos e boa semana
maria eduarda r.
29 de outubro de 2014 at 10:43Estou lendo e uma historia triste e legal eu amei na primeira lida Poliana e uma menina tao legal, o livro e lindo
PARABENS PARA QUEM ESCREVEU!