Fernanda Montenegro é a uma das maiores atrizes brasileiras da atualidade. Se não a maior. E nesse ano de 2019 publicou sua autobiografia, Prólogo ato epílogo com a colaboração de Marta Góes, contando toda a sua trajetória de vida, desde a vinda de seus antepassados italianos e portugueses para o Brasil até os dias atuais.
Solicitei o livro através da parceria com a Companhia das Letras muito motivada pela curiosidade e como uma grande apreciadora de histórias de pessoas, sejam elas fictícias ou reais. Biografias são livros que adoro ler e ter a oportunidade de conhecer a história de uma atriz que admiro muito acredito ser um privilégio.
Prólogo ato e epílogo não vai contar apenas a biografia de Montenegro, mas também um pouco da relação da atriz com o Teatro Brasileiro. O teatro é a grande escola de interpretação da autora. Sua carreira foi construída nos palcos e ela irá mostrar de forma bem clara como era essa vida.
A gente tem conhecido muito a Fernanda Montenegro como a atriz das telenovelas da Globo, mas ela é do teatro. O seu mundo é o palco, é o tablado. Em Prólogo Ato Epílogo, a gente consegue ver essa paixão através das histórias e das montagens em que participou. Os problemas, as glórias, os infortúnios e a satisfação de montar peças teatrais e de subir ao palco., interpretar.
Política é um assunto presente ao longo de todo o livro Prólogo Ato e epílogo Ao falar sobre sua vida, ela acaba falando sobre os principais fatos da história política e social do Brasil e também do mundo. Mas não há uma pretensão de explicação. Apenas para situar o leitor na história.
Apesar de ser despretensioso, o livro tem uns tapas na cara de vez em quando no que se refere ao país. Fernanda Montenegro se posiciona politicamente no livro em cada situação de sua vida, desde a era Vargas. E o que deixa meio pesado o texto é sua desesperança em relação ao futuro do país. Mas ao mesmo tempo, ela mostra que nunca se abateu por conta disso e sempre buscou superar essas dificuldades com muita dedicação ao trabalho.
A edição de Prólogo Ato Epílogo
A edição está maravilhosa com uma capa simples e sem muito rebuscamento mostrando logo de cara se tratar de um livro autobiográfico e sobre de quem é a história. Minha primeira percepção do livro assim que peguei ele em mãos foi o cuidado no projeto editorial. Apesar de ele parecer ser bem grande, um calhamação por assim dizer, ele possui apenas 350 páginas. O papel escolhido é mais denso, porém deixa o livro mais leve. A fonte utilizada é grande e simples, mostrando uma preocupação com o principal público leitor alvo dessa obra. Eu achei essa preocupação de um cuidado com o leitor e uma seriedade com o trabalho.
Além do texto, o leitor irá encontrar ao final da obra, várias listas com os trabalhos e prêmios da atriz. Tudo bem separadinho e de forma cronológica. Uma coisa muito legal que dificilmente vejo em biografias foi o índice remissivo com os assuntos e nomes mencionados ao logo da obra. Como ela cita sobre muitas pessoas, muitos lugares e acontecimentos. Achei muito válido a existência desse índice.
O Oscar requer uma trabalheira sem fim. No capitalismo, o lobby é jogo claro — não há necessidade de camuflagem. Tem que vender um produto? Então vai, sim, a todos os eventos, a todos os palanques, a todos os almoços, jantares e entrevistas em que exista um voto a ser conquistado. Dos programas mais intelectualizados até os mais populares
Fernanda Montenegro nos encanta com sua história de amor e paixão pela família, pelo trabalho e pela vida. Prólogo, ato, epílogo: Memórias é um livro que irá encantar apreciadores de biografias, apaixonados pelo teatro, fãs e curiosos pela história da grande atriz brasileira de todos os tempos.
Prólogo Ato Epílogo: Memórias
Autora: Fernanda Montenegro | Colaboração: Marta Góes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 342 | ISBN: 9788535932553
Skoob | Goodreads
Para ler: https://amzn.to/34tr4xv
Sem comentários