Menu
Anatomia do Livro

4 tipos de Ex libris para você conhecer

4 tipos de Ex libris para você conhecer
Tipos de ex libris

Algum tempo atrás falei sobre o que é Ex Libris e apresentei o carimbo que uso nos meus livros para marcar a propriedade deles. Muita gente não conhecia esse item que tanta gente que gosta de livros curte bastante. Mas você sabia que além do carimbo existem outros tipos de ex-libris?

Hoje quero apresentar os 4 tipos de Ex Libris que podem ser usados para marcar a propriedade de um livro. Vamos conversar sobre o que são, como utilizar e quais poderão te inspirar a usar na sua coleção de livros.

Os 4 tipos de Ex libris

1 – Assinatura

Essa é a maneira mais famosa e mais simples de marcar a propriedade de um livro. Acho que muita gente faz isso sem nem saber que está aplicando um Ex libris. Só o ato de escrever o seu nome e outras informações relevantes como colocar data, já está marcando a propriedade do livro. Acho bem legal encontrar livros usados por aí e ver que eles possuem um ex-libris feito à mão e a caneta. Mostra um pouco da história daquele livro e fico imaginando a pessoa que foi dona dele.

É uma forma simples e direta de indicar a propriedade do livro e pode ser útil em situações em que outros tipos de ex-libris não estão disponíveis ou são impraticáveis.

No entanto, o uso de caneta para marcar um livro pode danificar as páginas e prejudicar o valor dele, especialmente se a caneta usada for permanente ou não for resistente ao tempo. Por isso, é importante ter cuidado ao fazer uso desse tipo de ex libris e considerar outras opções, como carimbos, placas, etiquetas ou selos, que podem ser menos prejudiciais ao livro.

2 – Carimbo

Outra maneira de marcar a propriedade de um livro é através do carimbo. Acho também que essa é um dos tipos de ex libris mais utilizados por pessoas apaixonadas por livro e que querem marcar a propriedade da sua coleção.

O carimbo ex libris é muito utilizado por bibliotecas e arquivos para marcar os livros que fazem parte dos seus acervos, Ele realmente é um clássico e pode ser feito nas mais diferentes técnicas: Xilogravura, linoleogravura, litografia e outros.

O legal é que dá para fazer qualquer tipo de design e deixar o ex libris bem personalizado.. Assim os livros ficam marcados com algo que representa o seu dono.

3 – Etiqueta, adesivo ou selo

4 tipos de Ex libris para você conhecer
Tipos de ex libris

Esse é um dos mais famosos e populares tipos de ex libris que você irá encontrar. Essa modalidade de ex-libris você consegue encontrar em forma de selo ou de adesivo ou de etiqueta. Ela é muito utilizada por bibliotecas, arquivos, colecionadores e bibliófilos.

O legal dessa modalidade é que podemos deixá-lo o mais personalizado possível. Podemos até transformar o desenho do carimbo como gabarito para o adesivo.

Eu ainda não fiz um ex-libris de adesivo, mas estou programando para fazer. Por enquanto fiz um adesivo adaptado. Usei etiquetas douradas e fiz um alto relevo com a imagem que utilizo nos meu ex-libris. Fala sério, ficou fofinho.

4 tipos de Ex libris para você conhecer

Existem uma infinidade de possibilidades para fazer um ex libris de etiqueta ou selo. Uma busca rápida no Google você consegue encontrar diversos modelos para usar ou se inspirar. Além, claro, de encontrar diversos lugares para você encomendar o seu

4 – Chancela

4 tipos de Ex libris para você conhecer
Tipos de ex libris

Antes de tudo você sabe o que é uma chancela? Bom, Chancela é uma ferramenta utilizada para fazer marcações em relevo em superfícies como papel, couro, tecido ou metal. Geralmente, é feita de metal ou madeira e possui um desenho, letras ou números em alto-relevo, que podem ser usados para identificar a propriedade de um objeto ou acrescentar um símbolo de autenticidade.

As chancelas são comumente usadas em documentos oficiais, como diplomas, certificados e cartas, para adicionar um selo de autenticidade ou de proteção contra falsificações. Além disso, são usadas como uma forma de identificação do proprietário ou uma marca de qualidade.

No contexto de ex-libris, a chancela é usada para criar uma marca em relevo na capa ou na página de rosto do livro, indicando a propriedade do livro ou outras informações relevantes. Ela pode ser usada em conjunto com outros tipos de ex-libris, como carimbos, etiquetas ou selos, para personalizar ainda mais a propriedade do livro.

Recentemente, fiz uma chancela que tinha duas funções: personalizar itens do meu casamento e após ele servir como ex-libris. Por isso, utilizei o logo do meu ex-libris em carimbo e coloquei na matriz da chancela. O efeito é mega delicado e consigo deixar a minha marca nos livros. O modelo de chancela que utilizo é a Shiny

4 tipos de Ex libris para você conhecer
Tipos de ex libris

Agora que você conhece os diferentes tipos de ex libris, já sabe qual escolher para usar nos seus livros? Me conte qual você mais curtiu ou quais ideias está pensando para colocar no seu.

Mil beijos e até mais!

Sobre o autor

Karin Paredes, 37 anos, baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo. Carioca vivendo sonhos em São Paulo. No Prateleira de Cima, fala sobre livros, leituras, literatura e biblioteconomia.

Sem comentários

    Deixe seu comentário